O que é Dieta Fodmap e Quais seus Beneficios?

Primeiro, respire fundo! Sério… o estresse pode desencadear problemas de barriga, então tente não ficar sobrecarregado antes mesmo de começar a dieta FODMAP.

 

Em seguida, entre em contato com um nutricionista experiente para ajudar a orientá-lo no processo. Isso pode parecer indulgente ou desnecessário, considerando a quantidade de informações disponíveis on-line, mas garantirá que você siga as três fases da dieta corretamente. Se você se sentir confiante de que pode fazer isso sozinho, tente esperar até ter tempo para se preparar mental e fisicamente. Você terá muito mais sucesso se entender o conceito de baixo FODMAP, estiver ciente de quais alimentos para SII evitar, coletar algumas boas receitas de baixo FODMAP e abastecer sua cozinha com alimentos de baixo FODMAP.

 

Em vez de serem digeridos e absorvidos adequadamente, os FODMAPs viajam pelo trato gastrointestinal, atraindo o excesso de líquido para o intestino delgado e gerando gás quando são fermentados por bactérias no intestino grosso.

 

O acúmulo de líquido e gás causado por FODMAPs não digeridos empurra as paredes dos intestinos, causando sintomas desconfortáveis e hábitos intestinais alterados em indivíduos suscetíveis.

 

Quem se beneficia de uma dieta baixa em FODMAP?

A dieta Low FODMAP é a intervenção dietética ideal para aqueles que sofrem de SII. 45 milhões de americanos (1 bilhão em todo o mundo) sofrem de SII. Existem 15 vezes mais pessoas que sofrem de SII do que a doença celíaca, que deu origem à dieta sem glúten. Estudos mostram que seguir uma dieta Low FODMAP pode fornecer alívio completo dos sintomas para até 75% das pessoas que sofrem de SII, que é caracterizada por episódios recorrentes de dor abdominal baixa, inchaço, diarreia e/ou constipação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *